PATROCÍNIO QUER CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Na Espanha, acrescentou, a espera por um transplante não é mais do que três meses, enquanto no Brasil há pessoas na fila há mais de dez anos e sem esperanças de conseguir sobreviver. No Brasil, continuou Patrocínio, para cada um milhão de habitantes são captados, no máximo, três órgãos humanos para transplantes. Na Espanha, a média é de 29 órgãos.
- É preciso desencadear uma série de campanhas de esclarecimento em todos os estados, para que as diferentes camadas da população sejam informadas sobre a importância dos transplantes. Deve-se explicar ao povo que a morte cerebral é irreversível, mas que o coração ainda pode bater inutilmente por 24 horas. E é justamente nesse período que podem ser retirados os órgãos para transplantes - disse.
A desigualdade regional também se manifesta na questão dos transplantes. Segundo o senador, os estados mais avançados na realização de transplantes são São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. No Nordeste, a situação é mais difícil e é ainda mais crítica no Norte. Cerca de 80% dos transplantes feitos no país estão no Sul e no Sudeste.
A conclusão do senador é de que, apesar da aprovação da lei que torna todos doadores a menos que se manifestem em contrário, a atitude dos brasileiros ainda é de rejeição a essa medida.
19/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa pede campanha de esclarecimento sobre doação de órgãos
Mão Santa pede campanha de esclarecimento sobre doação de órgãos
BENEDITA QUER CAMPANHA PARA ESCLARECER DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
DUTRA: NÃO FOI FEITA A CAMPANHA SOBRE A LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Saúde: Campanha nas rodovias para conscientização sobre importância da doação de órgãos
JÚLIO CAMPOS QUER CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO SOBRE USO DE MICROS