DUTRA: NÃO FOI FEITA A CAMPANHA SOBRE A LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse hoje (dia 7) que o Legislativo foi competente em aprovar a lei de doação de órgãos, mas faltou ao governo fazer a necessária campanha esclarecedora dos efeitos desse texto legal para a população. Ele entende que a preocupação da sociedade com essa lei é consequência da falta de vontade do governo em esclarecê-la.
- A lei que aprovamos estabelecia a obrigatoriedade de o poder público fazer campanha de esclarecimento e de incentivo à doação. A campanha não foi feita porque seguramente não dá voto, não contribui para a reeleição, não está no plano Brasil em Ação - argumentou o senador.
Um dos autores da lei, Dutra observou que o principal objetivo dessa iniciativa era desburocratizar a doação de órgãos no Brasil, visto que estatísticas mostravam que 70% da população se interessava em fazer doação, mas 90% desse universo não sabia o que fazer para doar.
E agora, com o baixo nível de esclarecimento da população, segundo José Eduardo Dutra, está predominando a idéia de que quem não renovou a carteira de identidade está, obrigatoriamente, na situação de doador. Ele explicou que qualquer cidadão pode, a qualquer tempo, pedir para registrar no documento de identidade que não é um doador.
- Grande parte da dificuldade vem da desconfiança da população com o Estado - afirmou ainda o senador, explicando que a lei veio exatamente para impedir a prática de crimes como o comércio de órgãos. Lembrando que havia diferentes listas para doação na rede pública e na privada, Dutra disse que, com a nova lei, haverá uma lista única, o que propiciará mais garantia contra irregularidades.
O senador recordou as palavras do ex-senador Darcy Ribeiro sobre as dificuldades enfrentadas no Rio de Janeiro quando Osvaldo Cruz obrigou a população a vacinar-se contra a febre amarela. E observou que, da mesma forma, daqui a alguns anos a população brasileira vai encarar como perfeitamente natural a doação presumida de órgãos.
07/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa pede campanha de esclarecimento sobre doação de órgãos
Mão Santa pede campanha de esclarecimento sobre doação de órgãos
PATROCÍNIO QUER CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
DUTRA CRITICA MUDANÇA NA LEI DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Saúde: Campanha nas rodovias para conscientização sobre importância da doação de órgãos
HC participa de campanha de doação de órgãos e tecidos