PATROCÍNIO QUER DINAMIZAR AS ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO
Patrocínio entende que o Senado é o fórum adequado para trazer de volta o tema das ZPEs, que, na sua avaliação, anda esquecido. Ele rebateu críticas de que as zonas sejam incompatíveis com a abertura da economia brasileira, e mesmo desnecessárias, lembrando que nos Estados Unidos há quase 300 foreign trade zones que operam três mil empresas e movimentam mais de US 175 bilhões por ano, gerando um milhão de empregos diretos.
Carlos Patrocínio disse ter sido informado de que as ZPEs não avançam porque a equipe econômica é contra.
- Ora, elas foram criadas por uma lei que está em vigor e quem quiser modificá-la precisa enviar uma proposta de mudança ao Congresso Nacional. É assim que se procede numa democracia. Enquanto isso, a obrigação do Executivo é cumprir as leis existentes e não boicotá-las sem o menor respeito à ordem jurídica - disse o senador.
Patrocínio afirmou que as desigualdades regionais no Brasil estão sendo mantidas em função da influência política e econômica dos estados mais ricos que sufocam o crescimento dos estados mais carentes. Segundo o senador, as ZPEs, ao dinamizar as exportações e gerar empregos, trarão progresso às regiões mais pobres do país. Ele informou que já foram criadas 18 ZPEs, sendo quatro na região Norte, sete no Nordeste, três no Sudeste, duas no Sul e duas no Centro-Oeste.
26/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDR aprova criação de Zonas de Processamento de Exportação
CDR examina criação de Zonas de Processamento de Exportação
CDR aprova criação de dez Zonas de Processamento de Exportação
CAE aprova projetos que criam 46 Zonas de Processamento de Exportação
CDR aprova criação de três zonas de processamento de exportação
Conselho das Zonas de Processamento de Exportação realiza primeira reunião do ano