Paulo Autran será patrono do teatro brasileiro



Projeto que declara o ator Paulo Autran patrono do teatro brasileiro foi aprovado nesta terça-feira (7) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa . O PLC 252/09, do ex-deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), recebeu parecer favorável do relator na CE, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).

VEJA MAIS

O relator classifica Paulo Autran como "grande ícone da dramaturgia pátria" e ressalta que o ator, falecido em 2007, reúne todas as condições para merecer o título.

"No teatro, alguns dos autores universais mais célebres foram interpretados por Paulo Autran, ao lado de outros grandes nomes do teatro brasileiro. No cinema, atuou em papéis memoráveis, sob a direção de consagrados autores, como Glauber Rocha. Na televisão, com sua versatilidade, trouxe encantamento aos telespectadores brasileiros", destacou o relator, em seu voto.

Assim como Garibaldi, todos os integrantes da comissão se associaram à homenagem, dizendo, entre outras celebrações, que esse artista é o próprio testemunho da história do teatro brasileiro.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



07/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Autran é declarado patrono do teatro brasileiro

Roda Viva reapresenta entrevista com Paulo Autran

Arthur Virgilio e Suplicy homenageiam Paulo Autran

Governador Serra divulga nota sobre falecimento de Paulo Autran

Conhecido como 'o senhor dos palcos', Paulo Autran é considerado um dos maiores atores brasileiros

Suplicy será patrono de turmas de administração em SP