Paulo Bauer comenta debates de congresso sobre educação técnica realizado em Xangai



O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) fez um relato, em discurso nesta terça-feira (3), de sua participação no 3º Congresso Internacional sobre Educação e Formação Técnica e Profissional, que ocorreu de 13 a 16 de maio em Xangai, na China. No evento, foram debatidos os desafios atuais e futuros da Educação e Formação Técnica, buscando-se compartilhar os conhecimentos e a cooperação internacional na área.

Ao final do evento, patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi elaborado um documento segundo o qual é imperativo aumentar a relevância do ensino técnico profissionalizante, ampliar o acesso dos jovens a ele, melhorar sua qualidade, fomentar a estatística no mundo inteiro, firmar grandes parcerias e realizar mais investimentos.

Bauer fez um relato minucioso das plenárias ocorridas nos quatro dias, quando se enfatizou a importância do acesso ampliado à internet, além do financiamento para novos empreendimentos educacionais. Discutiu-se ainda o problema da baixa produtividade do setor industrial por falta de treinamento e o alto número de jovens desempregados no mundo, que chega a 200 milhões. Destes, 150 milhões vivem e situação de extrema pobreza e precisam ser profissionalizados para atender às demandas do mercado de trabalho, lembrou o senador.

O parlamentar também listou entre os assuntos discutidos a capacitação profissional em outros países, com a importação de mão de obra qualificada, as demandas e desequilíbrios relacionados ao serviço público e o reconhecimento de diplomas de cursos técnicos entre países de um mesmo bloco econômico.

Bauer, que participou de uma das mesas-redondas, afirmou que a profissionalização dos jovens, depois da alfabetização, é a maior riqueza que se pode proporcionar para o exercício pleno da cidadania. Ele levou ao encontro em Xangai a experiência brasileira com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os Institutos Federais de Ensino Técnico e Profissionalizante (Ifets) e o Sistema S.



03/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli comenta debates sobre educação e previdência realizados no Senado

Paulo Bauer abre debate sobre recursos para educação em 2009 e 2010

Paulo Bauer quer detalhes sobre resultados alcançados com o Plano Nacional de Educação

Congresso de Municípios prossegue com debates sobre agronegócios, educação e responsabilidade fiscal

Paulo Bauer diz que Santa Catarina tem os melhores índices de emprego e educação do país

Cristovam e Paulo Bauer criticam ausência de representantes dos ministérios da Educação e da Fazenda em debate