Paulo Davim comunica que em setembro será concluído o atlas do abastecimento de água da ANA




Até setembro próximo, todos os 5.565 municípios do país estarão incluídos no Atlas do Abastecimento de Água da Agência Nacional de Águas (ANA). Ao levar essa informação ao Plenário, o senador Paulo Davim (PV-RN) explicou que o atlas tem o objetivo de oferecer diagnósticos das condições das águas de todas as cidades brasileiras. Os dados já computados podem ser acessados no endereço http://atlas.ana.gov.br/Atlas/forms/home.aspx

O senador informou que já estão disponíveis informações do Atlas Nordeste, Atlas Sul e Atlas das Regiões Metropolitanas. Qualquer cidadão pode ter acesso a informações sobre o fornecimento, o abastecimento e a distribuição de água em sua localidade, bem como as perspectivas até 2015.

Paulo Davim também fez um retrospecto dos dez anos de existência da ANA, comemorados em dezembro do ano passado. Ele lembrou que antes da criação da agência o tema recursos hídricos era tratado no âmbito do Código Civil e da legislação privada. O senador destacou que a Constituição de 1988 determinou a competência da União para instituir um sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos.

- A ANA tornou-se a ferramenta pela qual seria possível tornar realidade aqueles desejos pretendidos pelo constituinte de 1988. Tal preocupação do constituinte não foi mero modismo. Na realidade, o século 20 viu um tremendo desenvolvimento econômicos e uma explosão demográfica jamais vista na história humana. O resultado tem sido o progressivo esgotamento dos recursos hídricos do planeta - afirmou Paulo Davim.



02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sabesp vai ampliar abastecimento de água na Grande São Paulo

Recurso liberado para o Acre será utilizado no abastecimento de água

Paulo Davim pede organismo internacional de gerenciamento da água

Paulo Davim pede adoção de políticas de racionalização do uso da água

Paulo Davim pede manejo e preservação de mananciais de água doce

Paulo Davim cobra planejamento para evitar escassez de água no país