Paulo Davim pede aprovação da PEC que cria carreira de Estado para médicos



O senador Paulo Davim (PV-RN) pediu pressa na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2011, que cria a carreira de Estado para médicos. A matéria, de autoria do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), está pronta para ser votada naquele colegiado, onde é relatada por Davim.

Para o senador, que é médico, a carreira de Estado aponta para uma solução definitiva para a saúde pública no país. Ele destacou, entre as qualidades do projeto, a obrigatoriedade do início da carreira pelo interior do país; a avaliação do profissional; a possibilidade de uma formação continuada; e um transparente ranking de classificação do profissional, dificultando “o contumaz apadrinhamento político” e dando segurança jurídica para garantir a ascensão do profissional de acordo com seu desempenho intelectual e seu envolvimento com o serviço público.

Davim assinalou a passagem do Dia do Médico, nesta sexta-feira (18), e elogiou a discussão sobre o atendimento médico no Brasil, trazida pela Medida Provisória 621/2013, que institui o Programa Mais Médicos. Na avaliação do parlamentar, a MP tem muitos avanços e retrocessos, mas sua principal virtude foi estimular o debate.

O senador registrou seu pesar com a determinação para que os médicos estrangeiros sejam inscritos no Ministério da Saúde e não nos Conselhos Regionais de Medicina. Para ele, trata-se de um equívoco equivalente a obrigar os advogados a se registrarem no Ministério da Justiça, e não na Ordem dos Advogados do Brasil.

Paulo Davim lembrou ter sido vice-presidente da subcomissão que tratou do financiamento da saúde pública. Ele disse que a falta de um financiamento adequado ficou caracterizada em todas as audiências públicas realizadas pela subcomissão.

— Ficou claro que a saúde terá de ser priorizada, enxergada com outros olhos – afirmou.



15/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim defende criação de carreira de Estado para médicos

Paulo Davim sugere carreira de Estado como solução para distribuir médicos pelo país

Paulo Davim comemora aprovação de consórcios para a contratação de médicos

Paulo Davim pede aprovação de projeto que regulamenta jornada de trabalho de enfermeiros

Paulo Davim pede aprovação de projeto que torna hediondo desvio de recursos da saúde

Paulo Davim pede aprovação de projeto que transforma em crime hediondo desvios da saúde