Paulo Davim comemora aprovação de consórcios para a contratação de médicos
O senador Paulo Davim (PV-RN) disse, em discurso nesta quinta-feira (14), que a proposta de emenda à Constituição (PEC 46/2013) do senador Vital do Rego (PMDB-PB) é a solução para o problema da carência de médicos nas periferias e regiões mais distantes. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na semana passada.
A PEC estabelece que uma lei específica deverá disciplinar a criação de consórcios públicos destinados a contratar médicos pelo regime das leis trabalhistas para atuar, com exclusividade, no âmbito da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Paulo Davim - que é médico - a criação de uma carreira nacional para médicos do SUS, medida também prevista na PEC, deverá viabilizar a chegada desses profissionais de forma permanente — não apenas dentro de um programa temporário como o Mais Médicos — às áreas mais distantes do país.
— Os médicos vão ter os seus direitos trabalhistas respeitados e terão uma carreira cujo provimento será por concurso público, cuja porta de entrada será pelo interior do Brasil, priorizando a atenção básica, sem, evidentemente, excluir os especialistas, que são uma necessidade da rede. Essa carreira vai-lhes oferecer a mobilidade necessária, vai oferecer a possibilidade de progressão e, evidentemente, uma remuneração justa para o trabalho que eles vão exercer — disse.
Para Paulo Davim, as medidas propostas no âmbito da PEC 46/2013 representarão a solução definitiva para o problema da carência de profissionais médicos na rede pública. Ao final de seu pronunciamento, o parlamentar manifestou sua expectativa de que a matéria seja apreciada pelo Plenário na próxima semana.
14/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim pede aprovação da PEC que cria carreira de Estado para médicos
Aprovada proposta que disciplina criação de consórcios para contratação de médicos
Paulo Davim comemora aprovação de projetos sobre vacinação contra HPV e cuidador de idoso
Paulo Davim defende a ida de médicos para o interior
Paulo Davim defende criação de carreira de Estado para médicos
Paulo Davim elogia iniciativa do Ministério da Saúde para levar médicos ao interior