Paulo Davim pede empenho das autoridades municipais para evitar reincidência da tuberculose



O senador Paulo Davim (PV-RN) pediu, nesta quinta-feira (29), em Plenário, que os gestores municipais se comprometam a acompanhar os pacientes de tuberculose até a conclusão do tratamento. Por ser um tratamento longo, o paciente não conclui e acaba não sendo curado. O senador afirmou que o Brasil ainda está longe de atingir as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMC) no que se refere à cura da doença.

- Precisamos aprimorar o acompanhamento do tratamento da tuberculose no Brasil, já que, pela estatística, estamos bem no diagnóstico dessa patologia, mas mal no tratamento, na cura. Portanto, exijo o acompanhamento mais de perto, mais comprometido das autoridades sanitárias municipais e estaduais – disse o parlamentar, que, no entanto, elogiou o Ministério da Saúde pelos dados estatísticos levantados.

Paulo Davim explicou que a tuberculose está associada ao estado nutricional dos pacientes, aos programas sociais desenvolvidos pelo governo, a acessibilidade ao diagnóstico e, principalmente, a continuidade do tratamento. O senador citou o exemplo da região Nordeste, que lidera os óbitos pela doença no Brasil, mas é a quarta região que possui maior incidência. Para ele, essa estatística reforça a ideia de que a doença está também associada ao estado de pobreza da região.

Davim apresentou dados que mostram que a tuberculose ainda é a quarta causa de mortalidade entre as doenças infecciosas no Brasil, sendo a primeira entre os pacientes soropositivos. Apesar dessas particularidades, o senador reconheceu o esforço do Ministério da Saúde no combate à doença, que resultou na diminuição de 3,5% dos casos no Brasil em 2011. Nos últimos dez anos, a redução da doença foi de 16%.



29/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim lembra Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Antonio Carlos Junior pede empenho de governador da Bahia para evitar fuga de empresas

Paulo Davim cobra planejamento para evitar escassez de água no país

Crivella pede mais empenho das autoridades na prevenção aos efeitos de desastres naturais

Paulo Davim pede revisão da tabela do SUS para área de pneumologia

Paulo Davim pede aprovação da PEC que cria carreira de Estado para médicos