Paulo Davim relata viagem à Antártica




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (12), o senador Paulo Davim (PV-RN) relatou a viagem que fez na semana passada, com uma comitiva interministerial comandada pela Marinha do Brasil, para conhecer o Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O programa científico foi instituído pelo governo brasileiro em janeiro de 1982.

O senador contou que conheceu uma estação de suporte do Proantar na cidade de Rio Grande (RS). Segundo o senador, a estação abriga um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) que recupera animais doentes e contaminados, como os pinguins sujos de óleo.

Paulo Davim relatou que a viagem seguiu até a Estação Antártica Comandante Ferraz, no "continente gelado". Segundo o senador, a comitiva era composta de pesquisadores, engenheiros e militares. Para Davim, o Proantar traz avanços significativos para o Brasil, com progressos na ciência, na meteorologia e na biologia.

O parlamentar destacou a maneira "solícita" como a equipe foi recebida em território chileno e elogiou o apoio que a Petrobras oferece ao projeto. Davim também exaltou o papel da Marinha, responsável pelo projeto, e da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo transporte da equipe. De acordo com o senador, o Brasil desempenha um papel relevante na comunidade de países que desenvolvem pesquisas na região.

- É um trabalho que realça a presença do Brasil na Antártica e nos enche de orgulho - concluiu.



12/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim lamenta incêndio que destruiu base na Antártica

Paulo Bauer relata viagem de Grupo Parlamentar à Suíça

Suplicy relata viagem ao Iraque

MARLUCE RELATA VIAGEM DE CPI À FORTALEZA

Ana Amélia relata viagem em missão do Senado aos EUA

Vanessa Grazziotin relata viagem a Cuba