Paulo Davim lamenta incêndio que destruiu base na Antártica
O senador Paulo Davim (PV-RN) lamentou o incêndio que destruiu cerca de 70% da estação Comandante Ferraz, base brasileira na Antártica. Ele se solidarizou com as famílias dos dois militares que morreram na tentativa de combater o fogo.
Em pronunciamento nesta terça-feira (28), o parlamentar destacou a intenção anunciada pela presidente Dilma Rousseff de reconstruir a estação.
- O Brasil não pode abrir mão de pertencer a este seleto grupo de países presentes no continente gelado - afirmou o senador, que visitou a base no ano passado.
Na visita, Paulo Davim afirmou ter constatado a presença de pesquisadores de órgãos como Petrobras, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e cientistas de várias universidades, empreendendo pesquisas solares, médicas, geológicas e sobre a vida marinha.
O parlamentar também enfatizou a necessidade de a Marinha brasileira e a Petrobras resgatarem a embarcação de transporte de carga que naufragou próxima à base com 10 mil litros de combustível. Ele salientou que o resgate tem de ser feito o mais rapidamente possível, para evitar riscos de contaminação ao meio ambiente.
28/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pesquisadores que estavam na Antártica vão avaliar prejuízos com incêndio na base brasileira
Presidenta divulga nota sobre incêndio na base brasileira na Antártica
Alvaro Dias lamenta incêndio na Antártica e aponta falta de apoio do governo
Paulo Davim relata viagem à Antártica
Incêndio já destruiu 25% do Parque Nacional de Brasília
Paulo Paim lamenta incêndio no Mercado Público de Porto Alegre