Paulo Davim solidariza-se com pacientes que aguardam atendimento em hospitais públicos



Em pronunciamento nesta quarta-feira (2), o senador Paulo Davim (PV-RN) expressou solidariedade aos milhares de pacientes que se acotovelam nas portas dos hospitais públicos do país, em especial no Rio Grande do Norte, à espera da atuação do poder público, que continua sem encontrar soluções para resolver as mazelas do setor.

Paulo Davim também manifestou solidariedade aos servidores, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos dos hospitais públicos, que ele considera “verdadeiros heróis”, por receberem baixos salários e cumprirem jornadas extenuantes em hospitais desabastecidos.

Paulo Davim, que é médico, disse que “entra ano, sai ano” os problemas da saúde pública no Brasil continuam os mesmos, e que ele já perdeu a conta de quantas vezes ocupou a tribuna do Senado tentando chamar a atenção do governo para o problema e apresentando propostas de melhorias do setor.

- Os anos passam e a sensação que se abate sobre quem sempre atuou em defesa da saúde é de frustração, como se nada tivesse sido feito para mudar a realidade tão cruel que faz tantos brasileiros sofrerem e padecerem – afirmou.

O senador ressaltou que o Rio Grande do Norte atravessa uma situação grave na saúde pública, e que é preciso fortalecer o movimento popular, encabeçado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e entidades médicas, que pretendem apresentar, por meio de iniciativa popular, proposta de emenda à Constituição que altera o financiamento da saúde pública no Brasil.

Paulo Davim disse ainda que é preciso encarar a saúde pública como prioridade, destinando quadros qualificados pra o setor, que não suporta mais gestores sem qualificação adequada para gerenciar uma pasta tão estratégica.

O senador também defendeu um movimento renovador na saúde pública, bem como o estabelecimento de uma política “bem clara e transparente”, que estabeleça instrumentos de meritocracia para identificar os servidores qualificados que tenham vínculo com o serviço.



02/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim critica MP que reduziu salários de médicos de hospitais públicos

CAS analisa atendimento odontológico obrigatório a pacientes internados em hospitais

Saúde: Secretaria forma universitários para melhorar atendimento a pacientes em hospitais estaduais

Saúde: Secretaria forma universitários para melhorar atendimento a pacientes em hospitais estaduais

Paulo Davim pede atenção ao atendimento médico de urgência

Paulo Davim pede mais recursos para atendimento a pessoas idosas