Paulo Davim critica MP que reduziu salários de médicos de hospitais públicos



O senador Paulo Davim (PV-RN) manifestou em Plenário, nesta segunda-feira (11), sua preocupação com a redução salarial para médicos de hospitais públicos, como consequência da Medida Provisória (MP) 568/2012.

Editada pelo governo federal no início de maio, a MP reajusta o salário de servidores públicos federais, mas, por outro lado, aumenta a carga de trabalho de medidos de 20h para 40h semanais, o que deverá levar, de acordo com Paulo Davim, à redução pela metade dos salários atuais.

— A nosso ver, reduzir os vencimentos básicos dos médicos da rede pública em um país que deveria ter melhor distribuição dos médicos, profissionais mais qualificados e com melhor remuneração, é, sob qualquer pretexto e circunstância, para dizer o mínimo, decisão desprovida de sensatez e de compromisso com o bem comum, reveladora de uma preocupante visão, ou pior, de uma visão nefasta — disse.

Na avaliação de Paulo Davim, que é médico, a MP elimina ainda conquistas históricas da classe de médicos e de trabalhadores brasileiros que são a insalubridade e a periculosidade.

O senador alertou também para o risco de que tais alterações propostas pelo governo federal venham a desestimular os profissionais médicos que trabalham no serviço público, gerando uma onda de pedidos de exoneração, licenças, afastamentos e greves.

Paulo Davim lamentou que o governo, em vez de enviar para o Congresso Nacional uma proposta que buscasse corrigir várias distorções existentes na saúde pública, tenha piorado ainda mais as condições atuais com a MP, usurpando direitos conquistados há muitos anos e desestimulando novos profissionais a atuar no serviço público.



11/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim solidariza-se com pacientes que aguardam atendimento em hospitais públicos

Paulo Davim critica criação de curso para validar diplomas de médicos formados em Cuba

Paulo Davim defende a ida de médicos para o interior

Paulo Davim apóia médicos em reivindicações aos planos de saúde

Paulo Davim lamenta 'queda de braço' na MP do Mais Médicos

Paulo Davim apoia médicos que realizam ato público no Senado