Paulo Duque apóia projeto para ampliar transplantes de fígado em hospital do Rio



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) pediu que a Mesa do Senado encaminhe oficialmente ao Ministério da Saúde projeto feito por médicos e funcionários do Hospital Geral de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, destinado a ampliar a unidade hepática e o número de transplantes de fígado. Ele informou que o hospital tem um setor especializado nessa área e no ano passado fez quase 70 transplantes.

- Peço todo o apoio ao hospital, apesar da descoberta de que havia no estado do Rio maus profissionais da medicina que, por dinheiro, furaram a fila de transplantes. O problema não está no hospital, um dos maiores do país - disse o senador, informando que a instituição tem 4 mil funcionários, 1.200 médicos e 16 salas de cirurgia.

O projeto foi entregue ao senador antes da descoberta, pela Polícia Federal, das fraudes no sistema estadual de transplantes. Paulo Duque informou que o Hospital Geral de Bonsucesso é o único no país que faz transplante de fígado em crianças e um dos três que realiza cirurgias hepáticas em crianças abaixo de dez anos de idade.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aumentam os transplantes do mesmo fígado para salvar duas vidas

Hospital de Transplantes possui superlaboratório de análises de órgãos e tecidos para transplantes

Bezerra defende prioridade máxima para pacientes graves na indicação de transplantes de fígado

Conheça a história do paciente Renato Lanzoni, atendido no Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo

Hospitais especializados em transplantes receberão recursos para ampliar atendimento

Hospital de Transplantes alerta para cuidados de transplantados no inverno