Paulo Duque decide ainda hoje sobre últimas acusações contra Sarney



O presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), deve proferir, na tarde desta sexta-feira (07), despacho sobre as sete acusações contra o presidente do Senado, José Sarney, que ainda aguardam decisão naquele colegiado. Em seguida aos despachos, ele levará os documentos à secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, para que as providências sejam publicadas no Diário do Senado.

VEJA MAIS

Três representações foram protocoladas pelo PSDB, duas denúncias pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF), uma denúncia só pelo senador Arthur Virgilio e uma representação foi ajuizada pelo PSOL, que agora apresentou um pedido de aditamento, acrescentando novos documentos à sua iniciativa. As acusações apontam suspeitas de tráfico de influência, ocultação de informações à Justiça Eleitoral e responsabilidade por atos secretos.

Ao receber os documentos, nesta tarde, a secretária Claudia Lyra deverá enviá-los, hoje mesmo, ao Diário do Senado, para que sejam publicados amanhã. Com isso, começa a correr segunda-feira (10) o prazo de dois dias úteis para recurso. As quatro representações arquivadas por Duque quarta-feira (05) têm seu prazo de recurso encerrado também nesta segunda, quando findam os dois dias úteis desde sua publicação no Diário do Senado.

Ao deixar o plenário, esta manhã, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que haverá recurso contra cada um desses despachos.

- Nada ficará sem recurso da oposição. E é preciso não esquecer que temos ainda a prerrogativa de recorrer ao Plenário do Senado. Para cada representação arquivada haverá um recurso.

Quanto à representação protocolada pelo PMDB contra o senador Arthur Virgilio, Paulo Duque tem prazo até quarta-feira (12) para proferir seu despacho.

Teresa Cardoso / Agência Senado



07/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque rejeita todas as acusações contra Sarney

Paulo Duque rejeita todas as acusações contra Sarney

Paulo Duque decide arquivar denúncia sobre suposto favorecimento do neto de Sarney

PSDB recorre contra decisão de Paulo Duque de arquivar denúncias contra José Sarney

Renan decide ainda hoje sobre convocação de Thomaz Bastos e CPI do presidente Lula

Paulo Duque rejeita denúncias contra José Sarney e Renan Calheiros