PAULO HARTUNG REGISTRA ENCONTRO NACIONAL DO PPS



A partir desta sexta-feira (dia 3) até o dia 5, o PPS, sob a presidência do senador Roberto Freire (PE), realiza encontro nacional no auditório Petrônio Portella, organizado em torno do tema Diálogo Nacional e Poder Local, registrou o senador Paulo Hartung (ES), líder do partido no Senado. Ele convidou todas as forças políticas a comparecerem pela manhã à abertura do encontro, em que Ciro Gomes abordou o tema O Diálogo Nacional e as Eleições Municipais.
No encontro, segundo informou o senador, a realidade brasileira será tratada em plenárias temáticas com expositores convidados que, sob a coordenação de um moderador, debaterão, entre outros assuntos, os problemas que atualmente catalisam o trabalho dos parlamentares federais, como as reformas previdenciária, tributária e judiciária. As eleições municipais de 2000, o papel do município nas relações de poder e a função dos municípios na prestação de serviços públicos de saúde, educação e segurança também serão objeto de discussão partidária, disse.
FRUTICULTURAEm outro registro, Paulo Hartung enfatizou a necessidade de o país estruturar eficientes sistemas de produção, diversificação de produtos, transporte e comercialização de frutas com vistas à exportação. Com a Índia e a China, o Brasil constitui o grupo dos três mais destacados produtores de frutas no mercado internacional, mas, na opinião do senador, devido a deficiências que exigem políticas públicas específicas, o país participa em cerca de 0,5% no total de recursos movimentados pelo comércio internacional de frutas, hoje em torno de US$ 20 bilhões apenas no mercado de frutas frescas.
Entre os principais problemas a serem superados, conforme Hartung, estão as deficiências no controle fitossanitário; o baixo padrão de qualidade das frutas comparativamente às que são ofertadas pelos concorrentes; a desarticulação entre os próprios produtores e entre eles e as instituições responsáveis pela geração e transferência de tecnologia; financiamentos para custeio, investimento e comercialização inadequados frente às características do setor; deficiência de formação de mão-de-obra especializada; defasagem em matéria de armazenagem, infra-estrutura de comercialização e custos portuários e aeroportuários elevados; e fragilidade da diplomacia comercial junto aos principais mercados compradores.
- A fruticultura brasileira, para se tornar uma grande atividade exportadora, com efetiva geração de empregos e divisas à altura de suas potencialidades, carece de coordenação de mercado e de políticas públicas bem focalizadas - afirmou Hartung.

03/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO HARTUNG REGISTRA PRÊMIO CONCEDIDO AO PREFEITO DE VITÓRIA

Mozarildo registra realização do 15º Encontro Nacional da Cultura Maçônica

Paulo Paim registra encontro de bancada gaúcha com relator do projeto do FPE

Paulo Paim lê documento do Encontro Nacional Negros e Educação

Encontro Nacional da Indústria começa nesta quarta-feira (1) em São Paulo

Hartung registra homenagem a procurador-geral da República no ES