Paulo Octávio é eleito presidente da Subcomissão de Turismo



Após ser eleito presidente da Subcomissão Temporária de Turismo, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) afirmou, nesta terça-feira (8), que a principal missão do colegiado, criado em 18 de março deste ano, será tornar-se um instrumento facilitador da implantação e execução de um Plano Nacional de Turismo. O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) foi eleito vice-presidente e a relatoria dos trabalhos da subcomissão ficará a cargo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG). A subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos.

Presente à reunião, o ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, disse esperar que Paulo Octávio dê-lhe oportunidade de comparecer à subcomissão a cada três meses para prestar contas sobre a implementação do plano, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá lançará no dia 29 deste mês.

Paulo Octávio ressaltou as -metas ambiciosas do ministério-, que deverão integrar o Plano Nacional de Turismo. A previsão é de geração de 1,2 milhão de empregos e investimentos de US$ 200 milhões, em parceria com a iniciativa privada, afirmou o senador, e capacitação de mão-de-obra e certificação de guias. O objetivo é dobrar o número de turistas nacionais e atingir a meta de 8 milhões de turistas estrangeiros por ano.

O Brasil demorou para despertar para a importância do turismo, de acordo com Paulo Octávio, o que ocorreu apenas a partir da década de 90. Desde então, segundo o senador, o turismo nacional se expandiu, adquirindo importância no cenário interno e externo, chegando a receber, em 2000, mais de 5 milhões de turistas, e movimentando cerca de US$ 4 bilhões em divisas. Em função desses resultados, a Organização Mundial de Turismo colocou o Brasil como o país que mais cresceu no período 1996 a 2000, comemorou Paulo Otávio.

O senador aproveitou a presença do ministro Walfrido Mares Guia para solicitar-lhe a implantação de página da Internet do Ministério do Turismo.

- Num mundo globalizado como o nosso, a visita virtual é o primeiro passo para que alcancemos o incremento do setor - justificou.

Paulo Octávio também agradeceu a decisão política de trazer para Brasília o escritório da Embratur, que ainda funcionava no Rio de Janeiro.



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio quer Subcomissão Permanente de Turismo

Paulo Paim é eleito presidente da Subcomissão do Idoso

Geraldo Cândido é eleito presidente da Subcomissão da P-36

Paulo Octávio diz que turismo está desenvolvendo a economia

Sérgio Cabral é eleito presidente da Subcomissão do Idoso

Paim é eleito presidente da Subcomissão de Emprego e Previdência