Sérgio Cabral é eleito presidente da Subcomissão do Idoso



O senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) foi eleito nesta terça-feira (1º) presidente da Subcomissão Temporária do Idoso. Ele indicou o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) para relator do colegiado, que terá, regimentalmente, um prazo de seis meses para concluir seus trabalhos.

Sérgio Cabral antecipou que, juntamente com os sete integrantes da subcomissão, vai elaborar um cronograma de atividades, que incluirá o convite a pessoas envolvidas com projetos que favoreçam a terceira idade, para debater com os senadores. A primeira audiência pública deverá se realizar no dia 15 deste mês.

O presidente da subcomissão lembrou que trazia para o Senado o arcabouço da legislação sobre os idosos que atualmente está sendo aplicada no Rio de Janeiro, para a qual contribuiu durante o período em que foi deputado estadual.

Sérgio Cabral lembrou que apenas 3% da população brasileira tinha mais de 60 anos no começo do século 20, contra 10% registrados atualmente. Ao registrar que esta porcentagem continua crescendo, ele observou que embora essa tendência tenha um aspecto positivo, pois significa que os brasileiros estão vivendo mais tempo, é preocupante a qualidade de vida dos que estão na terceira idade.

Caberá à subcomissão, disse o senador, estimular algumas práticas capazes de promover a conscientização da família para a importância do convívio com o idoso. Nesse sentido, ele defendeu a construção de centros de convivência e a implantação de uma verdadeira política de integração para a terceira idade na família e na sociedade.

A senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) foi eleita para o cargo de vice-presidente da subcomissão.



01/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Cabral é eleito vice-presidente da Subcomissão de Cinema

Sérgio Cabral é escolhido presidente da Subcomissão do Idoso

Paulo Paim é eleito presidente da Subcomissão do Idoso

Sérgio Cabral informa que divulgação do 0800 para idoso irá continuar

Sérgio Cabral propõe estatuto que garante ao idoso prioridade no atendimento público

Geraldo Cândido é eleito presidente da Subcomissão da P-36