Paulo Octávio quer comitê hidrográfico também para os rios de cabeceira



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) defendeu em Plenário projeto de sua autoria que autoriza as populações das partes altas dos grandes rios a criarem comitês de bacias hidrográficas, para que possam administrar o uso de suas águas. A atual legislação determina que o gerenciamento dessas águas é vinculado aos rios de maior caudal.

Assim, rios que nascem no planalto do Distrito Federal, considerados de quinta classe, caem em vários outros das bacias do Araguaia-Tocantins (Norte) e do Paraná (Sul). Apenas um dos rios que nascem no DF (Descoberto) abastece 50% da população de Brasília e suas cidades-satélites, mas a população está impedida de criar um comitê para gerenciar o uso desta água.

Conforme o senador Paulo Octávio, essa limitação não é democrática, inclusive porque a Companhia de Águas e Esgotos de Brasília tem investimentos de quase R$ 1 bilhão em saneamento. Para ele, não é justo que uma cidade que gasta tanto em saneamento não possa opinar sobre o uso das águas que nascem no Distrito Federal.

Depois de lembrar que as águas doces estão cada vez mais escassas no mundo, Paulo Octávio ponderou que o Brasil avançou muito no gerenciamento de seus recursos hídricos desde a Constituição de 88. Além de possuir hoje a Agência Nacional de Águas (ANA) e leis detalhadas sobre o setor, em centenas de municípios já existem comitês que decidem sobre o uso de suas águas, seguindo orientações da Política Nacional de Recursos Hídricos. Pequenas omissões da lei, como no caso dos rios de cabeceira, podem ser corrigidas com a mudança apresentada no projeto de Paulo Octávio.



10/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octavio pede criação de Comitê da Sub-Bacia do Rio Corumbá

Paulo Octávio quer aumento da pena para grileiros

Paulo Octávio quer reajuste salarial digno para servidores

Paulo Octávio quer mandatos coincidentes para todas as esferas do Executivo e do Legislativo

Paulo Octávio quer transferir entidades nacionais de esportes para o Distrito Federal

Paulo Octávio quer suspender exigência de vistos e identificação para turistas norte-americanos