Paulo Paim alerta para o drama do desemprego no Rio Grande do Sul



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta quarta-feira (8) que é alarmante o problema do desemprego no Rio Grande do Sul, tanto no setor rural quanto na indústria, tendo atingido 10,4% em março, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o parlamentar, está sendo preparada uma manifestação de cerca de três mil pessoas em Brasília, com o objetivo de alertar o governo e o Congresso Nacional para a situação.

- Não é uma manifestação contra ninguém, mas a favor de uma solução - dissePaim, que agradeceu aos ministros Tarso Genro (Secretaria de Relações Institucionais), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Guido Mantega (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), por marcarem reuniões com representantes do movimento.

De acordo com o senador, o quadro de desemprego é resultado da queda no valor do dólar, que diminui a renda dos exportadores; e dos juros altos e de intempéries, no caso da agropecuária. Em 2005, foram fechadas 47 empresas produtoras de calçados, com a extinção de 20 mil postos de trabalho. Na semana passada, em Veranópolis, a Alpargatas demitiu 600 empregados.

No que se refere às exportações, os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que, entre os segmentos que apresentaram a maior queda, estão as vendas de fumo, com redução de US$ 45 milhões, e as de máquinas e equipamentos, com menos US$ 36 milhões. Entre o final de 2004 e o início de 2006, foram registradas 9 mil demissões no setor das indústrias metalúrgicas mecânicas e de material elétrico. Muitas demissões vêm ocorrendo também nas empresas exportadoras de frango.

Paim foi aparteado pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC), que falou sobre o desemprego e a quebra de agricultores em Santa Catarina.



09/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


"A droga chegou ao meio rural do Rio Grande do Sul", alerta Paulo Paim

Paim alerta para grande número de casos de violência contra moradores de rua

Ana Rita alerta para drama dos cafeicultores capixabas

Taxa de desemprego permanece estável na Grande São Paulo

Taxa de desemprego cresceu 0,4 por cento na Grande São Paulo

Álvaro Dias alerta para o drama dos portuários de Paranaguá