Álvaro Dias alerta para o drama dos portuários de Paranaguá



O senador Álvaro Dias (PDT-PR) fez um apelo aos governos federal e estadual do Paraná para imediatas providências em relação à privatização do corredor de exportação do porto de Paranaguá. Ele disse que, se não forem tomadas precauções, de maneira a manter o atual mercado de trabalho, a privatização trará irremediáveis prejuízos para os trabalhadores do setor, como aconteceu com a privatização do terminal de containers.

Ele leu um documento da Frente Intersindical de Paranaguá denunciando que a privatização do terminal de containers e automóveis do porto de Paranaguá foi feita pelo governo de maneira a privilegiar grupo econômico privado em detrimento de todos os demais operadores portuários, numa situação de verdadeiro monopólio.

- O grupo não deixou por menos: está reduzindo drasticamente os postos de trabalho na operação de containers, onde residia o maior volume de ganhos dos trabalhadores e dos empresários - afirmou.

Segundo o documento sindical, os recursos e investimentos governamentais no porto de Paranaguá, para atrair mercados e obter maior competitividade, produtividade e divisas internacionais, são nitidamente insuficientes. O senador argumentou ser sua intenção chamar a atenção das autoridades federais e estaduais para as dificuldades por que passam os trabalhadores do porto de Paranaguá., "em decorrência da falta de sensibilidade e do despropósito social que está sendo implantado no porto pelos segmentos que detém o poder político e econômico", disse.



20/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica direção do porto de Paranaguá

Alvaro Dias pede intervenção federal no Porto de Paranaguá

Alvaro Dias destaca lançamento de livro sobre Dalton Paranaguá

Drama dos pensionistas do Aeros e Aerus é levado ao Plenário por Alvaro Dias

Ana Rita alerta para drama dos cafeicultores capixabas

Alvaro Dias lê artigo de FHC e alerta para 'autoritarismo popular'