Paulo Paim comemora aprovação do Estatuto da Juventude pelo Senado



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário nesta quarta-feira (17) a aprovação pelo Senado, na sessão de terça-feira (16), do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011). Na opinião de Paim, o Senado realizou uma votação histórica e deu “um grande passo ao encontro dos jovens brasileiros”, já que, com o Estatuto, a juventude passa a ser considerada política permanente de estado.

Autor do substitutivo que foi aprovado em Plenário, o senador afirmou que o texto final foi resultado do debate e da participação não apenas de parlamentares, mas também de 80 entidades de jovens de todo o país, que se envolveram na discussão do projeto.

Paim agradeceu a todos pelo empenho na discussão e aprovação da matéria – desde os colegas parlamentares, as lideranças de todos os partidos, o governo e os representantes da juventude – que, segundo ele, se uniram em torno da causa.

- Temos que nos render à sabedoria desta Casa, de todos os senadores, independente de suas posições ideológicas, políticas e partidárias, aqui todos somaram para que o Estatuto fosse aprovado – afirmou, lembrando também o apoio ao projeto do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que encaminhou a discussão da proposta dentro do governo.

O senador comparou a votação do Estatuto, com seus 48 artigos, a momentos históricos como a libertação dos escravos, a Lei do Divórcio, o Estatuto do Idoso, o Estatuto dos Deficientes e a PEC das Domésticas.

No pronunciamento, o senador ainda citou poema de Charles Chaplin e do poeta paraibano Severino Santos Terto.

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que relatou o Estatuto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), também destacou a importância da aprovação do projeto e disse ter ficado emocionado com o momento histórico vivido pelo Senado.



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim comemora aprovação do Estatuto do Idoso

Paim pede aprovação do Estatuto da Juventude

Ana Rita comemora aprovação do Estatuto da Juventude

Paim espera aprovação do Estatuto da Juventude em 2013

Vanessa Grazziotin comemora aprovação do Estatuto da Juventude

Paulo Paim ressalta importância do Estatuto da Juventude