Paulo Paim destaca 21 anos do ECA




O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (13), registrou a realização de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) comemorando os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O parlamentar lembrou as palavras da ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para quem o ECA "veio para firmar a cidadania". A ministra também ressaltou a meta do ministério de erradicar a miséria extrema e a exploração sexual das crianças e dos adolescentes.

Paulo Paim saudou o projeto do Serviço Social da Indústria (Sesi) de estimular a formação profissional de jovens, ponto previsto no ECA.

- Esses estudantes terão assegurados, além do curso gratuito por onze meses, um salário mínimo. No fim de cada mês, se estiverem cumprindo religiosamente a sua parte, o Sesi dará a eles um salário mínimo para que possam se manter e fazer o seu curso - explicou.

O senador registrou as palavras da ministra da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira, que elogiou os avanços sociais dos últimos oito anos, mas mostrou preocupação com a estatística de 15 jovens assassinados por dia no Brasil. Em apartes, o senador José Pimentel (PT-CE) enalteceu o trabalho de Paulo Paim na CDH, e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a criação de uma secretaria presidencial para os direitos da criança e do adolescente.

Aposentados

Paulo Paim comentou a decisão do Congresso, através da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fisalização (CMO), que garantiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) verba para que aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo tenham aumento real no reajuste de 2012. O senador assinalou a importância dos aumentos reais para o salário mínimo, que em 12 anos poderá se aproximar de 900 dólares, "quase que encostando no pago nos Estados Unidos".

- Quando muitos brasileiros saem daqui para ganhar o salário mínimo lá, poderão ficar aqui, quem sabe a partir de 2023 - disse o senador, explicando que está assegurado a quem ganha o salário mínimo um reajuste de 13% ou 14%.

Fiergs 

Paulo Paim parabenizou Heitor Müller, que assumirá nesta quinta-feira (14) a presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Paim elogiou o trabalho da Fiergs, "uma das entidades mais representativas do estado", que estimula o desenvolvimento gaúcho com atenção para o social.

- Para construirmos um país sem pobreza, tão sonhado por Lula e agora também implementado por Dilma Rousseff, é fundamental a participação do empresariado e dos trabalhadores - disse.



13/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim destaca 240 anos de Porto Alegre

Paulo Paim destaca 'videogames do bem'

Paim destaca comemorações dos cem anos do ensino técnico no Brasil

Paulo Paim destaca abertura da Festa da Uva no dia 20

Paulo Paim destaca Festa da Uva de Caxias do Sul

Paulo Paim destaca importância da Expointer