Paulo Paim destaca debate com deficientes auditivos




Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a presença de surdos de todo o pais em audiência pública na Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência. Eles aproveitaram o debate para reivindicar o direito de optar entre a educação regular e a educação especializada.

Paulo Paim explicou que os deficientes auditivos questionam a posição do Ministério da Educação, segundo a qual eles devem estar matriculados em escolas da rede regular de ensino.

Na avaliação do senador, a educação inclusiva é extremamente desejável e recomendável, mas isso não pode ferir o princípio da liberdade de escolha, tendo em vista que entre os surdos existem aqueles que preferem freqüentar a escola regular e outros que defendem o direito de estar na escola especializada.

- Todos devem estar na escola regular, mas querem ter o direito de optar pela regular ou pela especializada. É uma posição que eu endosso, já está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência- afirmou o senador, que é o autor da proposta (PLS 6/03).

Paulo Paim disse ainda que essa principal reivindicação dos surdos favorece uma reflexão profunda sobre a educação que está sendo proposta aos deficientes auditivos.



19/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim propõe que deficientes auditivos tenham isenção de IPI na compra de automóveis

Subcomissão debate demandas dos deficientes auditivos

CCT debate atendimento especial a deficientes auditivos por empresas de telefonia

Audiência debate planos de telefonia mais baratos para deficientes auditivos

Programa faz videoconferências para deficientes auditivos

Deficientes auditivos poderão utilizar telefones públicos