Paulo Paim elogia acordos de cooperação entre Brasil e Uruguai
O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em Plenário nesta terça-feira (31) a importância da visita da presidente Dilma Rousseff ao Uruguai, onde ela assinou, com o presidente José Mujica, acordos de cooperação bilateral em infraestrutura e tecnologia. Na avaliação do senador, os acordos terão reflexos positivos para o Brasil, principalmente em seu estado, o Rio Grande do Sul.
Paulo Paim destacou alguns dos projetos firmados entre Dilma e Mujica, como a retomada da conexão ferroviária que liga Brasil e Uruguai, a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão e a implantação de 1,2 mil quilômetros de hidrovia ligando os dois países. O senador gaúcho ressaltou ainda a intenção da presidente de criar um marco jurídico adequado para o aumento do intercâmbio de energia elétrica.
- Um dos projetos anunciados também é a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts que vai interligar Brasil e Uruguai. Essa linha, também ligando o Rio Grande, ficará pronta no próximo ano, vai ligar Candiota a San Carlos, cidade próxima a Montevidéu. O projeto será desenvolvido pela Eletrobras -, explicou o senador, que elogiou a decisão dos dois países de também unir esforços nos campos de biotecnologia, nanotecnologia e de tecnologia da informação.
Outro acordo destacado por Paulo Paim foi o que prevê o ensino da língua portuguesa a agentes da polícia migratória do Uruguai, para que possam entender brasileiros residentes ou que passam pelo país. Segundo o senador, com o intercâmbio feito pela presidente Dilma, "quem ganha são os brasileiros".
Aeroportos gaúchos
Paulo Paim fez um segundo registro positivo para o Rio Grande: o anúncio de que a Secretaria Nacional de Aviação Civil, na primeira fase do Plano de Investimentos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) de 2011, vai investir R$ 102,3 milhões em 18 aeroportos brasileiros, sendo R$ 14 milhões investidos em cinco aeroportos do Rio Grande do Sul - Vacaria, Passo Fundo, Rio Grande, Santo Ângelo e Caxias do Sul.31/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil e Uruguai assinam acordos de cooperação em segurança pública
Brasil e Uruguai assinam acordos de cooperação em infraestrutura e ciência e tecnologia
Aprovados acordos de cooperação entre Brasil e Alemanha
Paulo Paim elogia viagem de Lula à África e exige acordos na reforma da Previdência
Grupo irá fortalecer cooperação do Brasil e Uruguai para ciência e tecnologia
Brasil e Uruguai debatem integração da infraestrutura e cooperação em ciência e energia