Paulo Paim exige providências contra a violência no trânsito



O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou, em pronunciamento nesta quinta-feira (20), que a violência no trânsito constitui uma tragédia mundial que atinge mais gravemente os países em desenvolvimento. O parlamentar, que cobrou uma "política sistemática global" pela segurança no trânsito, espera que o Estatuto do Motorista, em discussão no Senado, contribua com a redução dos acidentes.

- Estamos certos nós, quando caminhamos para a aprovação do Estatuto do Motorista, que vai buscar uma política que oriente os motoristas brasileiros em uma linha de conduta que combata todo tipo de acidente e que, naturalmente, vai salvar milhões de vidas - afirmou.

Paim citou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) segundo os quais 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente no trânsito e mais de 50 milhões sobrevivem com ferimentos graves. O senador sublinhou que os acidentes de trânsito causam mais prejuízos em países de menor renda.

- Os acidentes de trânsito aparecem como os principais responsáveis pela sobrecarga nos prontos-socorros, nos setores de radiologia, fisioterapia e reabilitação. Nos países em desenvolvimento as lesões no trânsito chegam a representar metade da ocupação dos centros cirúrgicos e de 30% a 86% das hospitalizações.

Paim lembrou que, se não forem tomadas providências, o total anual de mortes no trânsito pode se elevar a quase 2 milhões em 2020, o que teria levado a Organização das Nações Unidas (ONU) a recomendar a que cada país elabore um plano diretor com a meta de reduzir em até 50% os acidentes de trânsito.



20/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO EXIGE PROVIDÊNCIAS CONTRA ONDA DE VIOLÊNCIA

Paulo Paim destaca lançamento de campanha contra violência

Paulo Paim lamenta persistência da violência contra as mulheres

HELOÍSA HELENA EXIGE PROVIDÊNCIAS CONTRA ATENTADOS A MILITANTES PETISTAS

ACM PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA VIOLÊNCIA

Collor cobra providências contra violência doméstica em Alagoas