Paulo Paim exige votação de projetos que atualizam aposentadorias e pensões
Ao discursar nesta quarta-feira (5), o senador Paulo Paim (PT-RS) encaminhou à Mesa do Senado requerimentos pedindo que dois projetos sejam votados com urgência no Plenário: o PLS 58/03, que atualiza e recompõe o poder aquisitivo dos benefícios de aposentados e pensionistas; e o PLS 296/03, que modifica o cálculo dos benefícios da Previdência Social. Paim reclamou da demora na apreciação de ambos os projetos e disse que ele e outros senadores podem chegar a obstruir as votações no Plenário caso os projetos não sejam votados.
- É um movimento suprapartidário. São senadores que estão dispostos a fazer um apelo. Votamos a questão dos aposentados ou não votamos nada. Talvez seja a primeira vez no Senado da República que a obstrução não será feita pelos líderes partidários - disse Paim.
Se aprovados os dois projetos de sua autoria, informou o senador, mais de 50 milhões de brasileiros serão beneficiados. Ele também pediu agilidade na votação do PLC 47/07, que trata da política de reajuste do salário mínimo. Paim disse que emenda apresentada ao projeto estende aos aposentados e pensionistas o mesmo percentual de reajuste concedido ao mínimo.
- O bom é votar. Lembro-me do inesquecível Ulysses Guimarães, que dizia "votem contra ou a favor, mas votem". O que não dá é continuarmos fazendo de conta que é para valer, e não é para valer, porque a matéria não vem a voto - desabafou Paim.
Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) apoiou a reivindicação de Paim.
05/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim anuncia enquete em seu site sobre proposta do governo para aposentadorias e pensões
Paulo Paim cobra votação do reajuste das aposentadorias e do fim do fator previdenciário
Paulo Paim anuncia que veto a reajuste das pensões será votado em 8 de julho
Paulo Paim: presidentes da Câmara e do Senado prometem colocar em votação projetos dos aposentados
Planejamento esclarece sobre aposentadorias e pensões na LDO
CAS debate atualização de aposentadorias e pensões do INSS