Paulo Paim faz apelo a relator do Orçamento por reajuste dos aposentados e pensionistas




O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (13) que não existem motivos para não dar aumento real de 80% da variação do PIB para os aposentados e pensionistas. Ele avalia que o argumento para negar o aumento seria político e não técnico.

Paim fez um apelo ao relator geral do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para que acate a recomendação do relator setorial da área temática: Trabalho, Previdência e Assistência Social, deputado Efraim Filho (DEM-PB), para que sejam assegurados recursos necessários ao aumento real das pensões e aposentadorias com valor superior ao do salário mínimo.

- Tenho certeza que tanto a Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (COBAP) quanto o movimento sindical estão dispostos a negociar com o governo esse importante e necessário reajuste. Essa decisão representará melhor qualidade de vida à população idosa do país e será determinante para enfrentarmos a crise econômica que se avizinha - afirmou.

Para o senador, a recomendação do deputado Efraim Filho em seu relatório demonstra uma vontade política do Parlamento em conceder o aumento real. Ele assinalou que foi deixada uma porta aberta no relatório preliminar para a negociação com o governo, colocando no texto que "fica assegurado para o ano de 2012 o ganho real para os reajustes dos aposentados e pensionistas a ser definido em reuniões conjuntas entre o governo, as centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados".



13/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim apresenta emenda à LDO para assegurar reajuste anual a aposentados e pensionistas

Paim defende reajuste para aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas terão reajuste menor em 2012, lamenta Paim

Paim quer mesmo reajuste do mínimo para aposentados e pensionistas

Paim critica reajuste inferior ao INPC para aposentados e pensionistas do INSS

Aposentados e pensionistas pedem apoio de Sarney para inclusão de reajuste no Orçamento