Paim critica reajuste inferior ao INPC para aposentados e pensionistas do INSS
O 1º vice-presidente do Senado, Senador Paulo Paim (PT-RS), disse, nesta quarta-feira (11), lamentar que o reajuste concedido pelo governo aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com proventos de valor superior a um salário mínimo seja menor do que a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos 12 meses.
Em decreto de 29 de maio, observou o senador, o governo fixou um reajuste de 19,71% para os benefícios, com entrada em vigor a partir e 1º de junho, mas o INPC de maio foi de 0,99%, resultando num índice acumulado de 20,44% no ano.
O prejuízo para os aposentados e pensionistas foi de 0,63%, afirmou, o que significa uma perda real e imediata, pois se dá antes mesmo do recebimento do reajuste dos benefícios. Diante da gravidade da situação, que considerou -um verdadeiro confisco nas aposentadorias e pensões-, Paulo Paim disse que levará o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na reunião que terá com ele nesta quinta-feira (12). -É preciso, de uma vez por todas, dar um basta nas perdas dos rendimentos dessa parcela tão sofrida da população-, afirmou o senador.
Por outro lado, Paim disse que o governo aceitou duas propostas por ele encaminhadas: que os aposentados recebam seus proventos, a partir do ano que vem, até o quinto dia útil de cada mês, como é hoje para os trabalhadores da área privada, e que a data-base para reajuste dos aposentados e do salário mínimo volte a ser 1º de maio.
11/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim defende reajuste para aposentados e pensionistas
Paim quer mesmo reajuste do mínimo para aposentados e pensionistas
Paim defende aposentados e pensionistas do INSS
Paulo Paim apresenta emenda à LDO para assegurar reajuste anual a aposentados e pensionistas
Aposentados e pensionistas terão reajuste menor em 2012, lamenta Paim
Paulo Paim faz apelo a relator do Orçamento por reajuste dos aposentados e pensionistas