Paulo Paim: governo deve fazer proposta sobre aposentados na primeira quinzena de agosto



O senador Paulo Paim (PT-RS) informou ao Plenário nesta quinta-feira (2) que o líder do governona Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), garantiu nesta quarta-feira (1º) que o governo "irá apresentar na primeira quinzena de agosto uma proposta concreta" sobre dois projetos, em tramitação na Câmara, de interesse dos aposentados e dos trabalhadores que pagam INSS.

Trata-se dos projetos que acabam com o "fator previdenciário" (PL3299/09) e estendem a todos os aposentados do INSS os reajustes concedidos ao salário mínimo (PL 01/07). O primeiro é de autoria do senador, enquanto o segundo contém uma emenda também de Paulo Paim.

A comunicação da liderança governista, segundo o senador, foi feita durante reunião entre Fontana, o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que é líder das minorias na Câmara, os senadores Mário Couto (PSDB-PA), Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Ideli Salvatti (PT-SC) e 18 presidentes de federações de aposentados de todo o país.

- Ficou acertado que, não havendo entendimento sobre essas duas matérias, os projetos irão à votação dos deputados ainda no mês de agosto - acrescentou Paulo Paim.

O senador informou ainda que os parlamentares e os líderes governistas voltarão a se reunir na próxima terça-feira (7), para o início das negociações sobre a proposta que o governo deverá apresentar. Desta vez, estará presente o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, além do presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins.



02/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moagem de cana-de-açúcar cai 4,2% na primeira quinzena de agosto

FGV deve entregar na primeira semana de agosto proposta de reforma administrativa do Senado

PNE deve ser aprovado até a primeira quinzena de novembro, diz Cyro Miranda

Paulo Paim: 'Governo tem, sim senhor, dinheiro para pagar o reajuste dos aposentados'

Primeira parcela do 13º de pensionistas e aposentados será antecipada para agosto

Paulo Paim: aposentados aguardam entendimento sobre Aerus