Paulo Souto pede aos senadores atenção especial aos estados



Ao antecipar sua despedida do Senado, já que no dia primeiro de janeiro estará assumindo o governo da Bahia, o senador Paulo Souto (PFL-BA) fez um apelo à Casa no sentido de que dispense uma atenção especial à situação dos estados. Ele lembrou que, a partir da Constituição de 1988, a União recompôs suas receitas e criou diversas contribuições, mas não compartilhou essa arrecadação com os estados.

- Em todos os estados houve uma redução nas receitas. Também houve perdas na arrecadação com a criação do Fundo Social de Emergência (que desvincula parte das receitas da União e reduz transferência de verbas aos estados) e a Lei Kandir (que eliminou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, nas exportações de produtos primários e semi-elaborados desde 1996) - afirmou Paulo Souto.

Sem poder arrecadar mais, os estados, na avaliação do senador pela Bahia, foram obrigados a cortar o maior número possível de gastos. Paulo Souto explicou que essa redução nas despesas gerou uma incapacidade de investimentos no setor social, infra-estrutura e na melhoria dos serviços públicos. Ele falou na necessidade de ser implantado um novo modelo que permita aos governadores ter recursos para melhorar a qualidade de vida da população.

A primeira parte do pronunciamento de Paulo Souto foi dedicada a agradecimentos, sobretudo ao povo baiano, que o elegeu para um novo mandato como governador do estado. Ele também manifestou sua gratidão aos demais senadores e aos funcionários da Casa, pela contribuição dispensada ao seu desempenho como parlamentar. O senador disse que, se conseguir realizar um bom governo na Bahia, creditará parte do êxito ao aprendizado que teve no Senado Federal.



10/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO SOUTO PEDE MAIS ATENÇÃO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO

PAULO SOUTO QUER ATENÇÃO PARA A REFORMA TRIBUTÁRIA E PARA OS PROBLEMAS DA BAHIA

Senadores destacam atuação de Paulo Souto na CPI do Judiciário

Paulo Souto pede rapidez para contratos do Prodetur II

Idoso tem atenção especial no Estado de São Paulo

Paulo Souto pede solução para conflito de terras no sul da Bahia