Senadores destacam atuação de Paulo Souto na CPI do Judiciário



Vários senadores destacaram a atuação do senador Paulo Souto (PFL-BA) como relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de irregularidades no Poder Judiciário. O primeiro foi o senador Osmar Dias (PDT-PR), para quem a CPI abriu as portas para a moralização da vida pública do país. O senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (PFL-BA) disse que o trabalho de Paulo Souto na CPI contribuiu para desvendar -uma série de desmandos e mazelas- no Judiciário.

Para o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Paulo Souto mostrou, como relator daquela CPI, seriedade, isenção e imparcialidade ao realizar o seu trabalho. No mesmo sentido, José Eduardo Dutra (PT-SE) elogiou a firmeza com a qual o senador baiano portou-se durante os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito, -sempre rechaçando qualquer pressão, em um momento que culminou na cassação de um colega nosso- (o então senador Luiz Estevão).

A eleição de Paulo Souto para o governo da Bahia foi outro assunto lembrado por alguns senadores. Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a vitória nas urnas foi consagradora e que significa uma garantia de que o estado será bem governado nos próximos quatro anos. Lúdio Coelho (PSDB-MS) declarou que sempre percebeu em Paulo Souto uma vocação para o Executivo.

O líder do PFL, senador José Agripino (RN) disse que hoje Paulo Souto é uma referência no seu partido e, ao assumir o governo da Bahia, se transformará em -referência honrosa para o Brasil-. O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) referiu-se ao primeiro mandato de Paulo Souto no governo baiano como uma administração -digna, profícua, honesta, séria e desenvolvimentista-.

No total, 12 senadores apartearam Paulo Souto, em seu discurso de despedida. Roberto Saturnino (PT-RJ) disse que o senador baiano é um homem de bem, -como se costuma dizer sobre as pessoas construtivas, que trabalham pensando não no artifício de busca de determinado objetivo pessoal, mas na realização do bem público-. O senador Íris Resende (PMDB-GO) considerou um gesto de grandeza Paulo Souto ter ocupado a tribuna para agradecer aos demais senadores pelo período de convivência na Casa.

O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) observou que, mesmo sendo engenheiro de formação, Paulo Souto se revelou -um homem das letras jurídicas- nas comissões onde passou. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) testemunhou o trabalho, a eficiência e a competência do senador baiano em sua atuação -não apenas no Plenário, mas também nas comissões-.



10/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO SOUTO CONSIDERA "OPORTUNA" A CPI DO JUDICIÁRIO

SENADORES DESTACAM ATUAÇÃO DE JOSAPHAT MARINHO

PAULO SOUTO APRESENTA RELATÓRIO SOBRE TRT-SP NA CPI DO JUDICIÁRIO

JUDICIÁRIO DEVE SER REFORMADO,AFIRMA PAULO SOUTO

Senadores destacam atuação de Serra no Ministério da Saúde

Senadores destacam atuação de Arlindo no Senado e na Agricultura