Paulo Souto pede mais energia para o Nordeste na alta estação do turismo



O senador Paulo Souto (PFL-BA) fez um apelo ao presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica, ministro Pedro Parente, no sentido de que o governo coloque em operação o mais rápido possível a geração emergencial de energia elétrica para a Região Nordeste. Ele acrescentou que somente desta forma não será frustrada a expectativa de ampliar o fluxo de turistas que neste verão deverão procurar as praias da região.

O prazo de 90 dias para a liberação da nova energia para o Nordeste, comentou o senador pela Bahia, é muito longo. Ele fez um apelo para que o ministro procure abreviar o prazo de 90 para 45 dias, para que haja folga na geração de energia elétrica em janeiro. Ele informou que a estimativa da Embratur é de que 50 milhões de brasileiros viajem dentro do país neste verão.

Na opinião de Paulo Souto, pior do que os feriadões decretados para reduzir o consumo seria o Nordeste enfrentar dificuldades com o abastecimento de energia elétrica no verão. Ele garantiu que tanto a Câmara quanto o Senado darão o apoio necessário para que as medidas administrativas necessárias sejam tomadas para antecipar a geração emergencial de energia elétrica para a região.

Paulo Souto informou que o Nordeste já está se preparando para receber os visitantes. Ele destacou que na Bahia o clima já é de verão. Ele informou que na semana passada houve uma grande festa em Salvador para comemorar os 500 anos de descobrimento da Baía de Todos os Santos, acrescentando que durante o evento - que incluiu um show da cantora Gal Costa - foi prestada uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado.

Nos preparativos para o verão, informou o senador, será realizado um torneio de pesca em Canavieiras, que tem um dos maiores pesqueiros de marlin azul da costa brasileira, e em Valença, no dia 29, haverá um festival de camarão. A região é o principal pólo de produção e cultivo de camarão do Brasil, informou Paulo Souto.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) disse que os nordestinos já vinham reduzindo o consumo de energia elétrica antes mesmo do início do racionamento. Ele ressaltou que por esta razão a região está enfrentando tantas dificuldades para cumprir a meta de 20% determinada pela Câmara de Gestão.

- Felizmente a usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, construída em Tocantins e que teve sua primeira turbina inaugurada dia 5 de outubro, vai contribuir até o Nordeste normalizar a situação dos seus reservatórios - comentou.

06/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAULO SOUTO PEDE MAIS ATENÇÃO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DO DESCOBRIMENTO

PAULO SOUTO PROPÕE PLANO DECENAL PARA O NORDESTE

PAULO SOUTO QUER PLANO DECENAL DE RECURSOS HÍDRICOS PARA A REGIÃO NORDESTE

Paulo Souto aplaude redução nas metas de racionamento de energia

Paulo Souto questiona previsão de reajuste anual de energia

Paulo Souto pede rapidez para contratos do Prodetur II