Pavan afirma que seu nome Leonel é homenagem a Brizola



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) homenageou em Plenário, nesta quarta-feira (21), o ex-presidente do PDT Leonel Brizola, que morreu em 2004. O parlamentar destacou que começou na política tendo como influência a atuação de Brizola, e que se chama Leonel em homenagem ao ex-governador.

Pavan fez um histórico da trajetória do pedetista, de sua projeção na política brasileira, de sua luta contra o regime militar e da oposição que fazia a Carlos Lacerda. Destacou a capacidade de Brizola de se comunicar facilmente como o povo, fato, observou, que o levou a ser um dos ícones do populismo. Também lembrou a parceria com o educador Darcy Ribeiro e a preocupação de Brizola com a educação, o que o levou a construir os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) - escolas em tempo integral para a população de baixa renda. O senador lamentou que o projeto tenha sido abandonado, ainda que tenha havido uma tentativa de continuação por meio dos CAICs (Centro de Atenção Integral à Criança), durante o governo do ex-presidente Fernando Collor de Melo.

Leonel Pavan disse ainda acreditar que, se Brizola estivesse vivo, a crise na política brasileira não teria chegado a esse ponto.

- A opinião unânime é de que Brizola e seu exemplo de luta e tenacidade fazem falta neste momento de autocrítica da política brasileira - argumentou.



21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Leonel Pavan diz que recebeu o nome em homenagem a Brizola

Começa a homenagem a Leonel Brizola

Um dia de homenagens a Leonel Brizola

Senado homenageia Leonel Brizola

Maguito louva patriotismo de Leonel Brizola

Conselho de Ética ouve Leonel Brizola