Pavan apela em favor dos produtores de arroz



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) apelou nesta quarta-feira (5) ao governo federal para que atenda às reivindicações apresentadas pelos plantadores de arroz do oeste catarinense. Os orizicultores solicitam a concessão de nova linha de crédito para o plantio da próxima safra e a suspensão de todas as dívidas vincendas por meio de moratória de curto prazo, entre outras medidas emergenciais para o setor.

As dificuldades atuais enfrentadas pelos orizicultores devem-se principalmente aos baixos preços pagos pela saca de arroz, que vem sendo comercializada no mercado por um preço que varia entre R$ 15 e R$ 17, segundo Pavan.

- Nossas autoridades festejam, a cada ano, os sucessivos recordes de produção, os recorrentes superávits da balança comercial, a competitividade da agricultura brasileira, mas são incapazes de estabelecer uma política agrícola consistente, com créditos em volume suficiente e preços mínimos capazes de evitar o prejuízo e o endividamento dos produtores - disse Pavan, ao citar ofícios encaminhados pelas Câmaras de Vereadores de Itajaí e de Joinville (SC), que descrevem as dificuldades enfrentadas pelos plantadores de arroz da região.

Os agricultores também reivindicam a garantia de que o arroz não seja adquirido por valores abaixo do preço mínimo; a disponibilização dos recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para absorver o estoque de passagem de arroz e reduzir a pressão de baixa de preço no mercado; e a garantia, pela Conab, de acesso de todos os produtores aos programas de aquisição do governo federal.

Os orizicultores também reivindicam a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre os insumos utilizados nas plantações, em especial o óleo diesel. Os agricultores alegam que o ICMS já é recolhido por ocasião da comercialização do arroz beneficiado pelas indústrias.



05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan apela ao governo federal por medidas em favor dos produtores de cana-de-açúcar

Produtores não abrem mão de tributo do petróleo em favor de não produtores

Ana Amélia defende produtores de arroz

Ana Amélia faz apelo por produtores gaúchos de arroz

Ana Amélia defende produtores de arroz brasileiros

Produtores de arroz do sul do País participam de reunião em Brasília