Pavan: Brasil não pode abdicar da exploração da atividade turística



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) afirmou que o Brasil, "com um território de dimensões continentais, mais de sete mil quilômetros de praias maravilhosas e sol o ano inteiro, não pode abdicar da exploração da atividade turística". Para o senador, felizmente as autoridades, os empresários e os cidadãos brasileiros em geral estão se convencendo do potencial turístico do país e de sua importância como forma de entretenimento e fonte de renda.

Presidente da Subcomissão de Turismo, criada no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Pavan manifestou seu entusiasmo por ter sido convidado para o 32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, "o maior e mais importante evento profissional do setor", que teve início na quarta-feira (20) e termina no domingo (24), no Rio de Janeiro.

- Sempre vislumbrei no turismo uma oportunidade de promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social de forma perene e sustentável - afirmou o senador, para em seguida destacar que a indústria do turismo tem, a cada dia, uma importância maior na economia das nações, chegando a representar, em alguns casos, a principal fonte de renda e de geração de empregos.

Para Pavan, o congresso, idealizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), "instituição de grande credibilidade e que é uma forte aliada na luta pelo incremento do turismo brasileiro", é "uma oportunidade para selar a aliança rumo ao desenvolvimento do setor".

O senador informou que a Abav reúne cerca de três mil empresas, que controlam 80% do movimento do mercado nacional e compõem a cadeia de comercialização de passagens aéreas, hospedagem, transportes terrestres, locação de automóveis, cruzeiros marítimos e outros fornecedores. As agências de viagem, acrescentou, mantêm 35 mil empregos diretos e mais de 100 mil indiretos, além de serem responsáveis por cerca de 80% da comercialização de passagens aéreas no Brasil.

Pavan elogiou a atuação das equipes do Ministério do Turismo e da Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo - e parabenizou a Abav e seu presidente, Tasso Gadzanis, pela "perfeita organização" do 32º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.



21/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plano de ações irá fomentar atividade turística no Brasil

Senado e Câmara lançam anais da atividade turística

Aprovada isenção de IPI para veículos utilizados em atividade turística

Flexa Ribeiro diz que atividade turística ainda "engatinha no país"

Comissões do Senado e da Câmara lançam anais da atividade turística

Flexa Ribeiro diz que atividade turística ainda "engatinha no país"