Pavan destaca papel do médico na sociedade
Em sua homenagem ao Dia do Médico, comemorado nesta segunda-feira, 18 de outubro, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) ressaltou que a medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, como reza o Código de Ética Médica.
- Os médicos cuidam do bem mais precioso que temos - a vida -, e nesse cuidado aplicam sua vocação, seu estudo e seus esforços para a redução do sofrimento humano - afirmou.
Como a profissão de médico é um ofício social, disse Pavan, exercido no contato com as pessoas, o médico sempre teve grande prestígio, principalmente nas pequenas cidades, onde aqueles que exercem a clínica geral acabam quase fazendo parte da família de seus pácientes. Nestas cidades, disse o senador, o médico é sempre uma das personalidades mais conhecidas e populares, junto com o pároco e o prefeito.
Pavan homenageou em especial aos senadores médicos - Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), Papaleo Paes (PMDB-AP), Mão Santa (PMDB-PI), Tião Viana (PT-AC), Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Augusto Botelho (PDT-RR) e Mário Calixto (PMDB-RO) e aos médicos presentes no Plenário.
18/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
DEBATE DESTACA PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
Walter Pinheiro destaca papel das mulheres na sociedade brasileira
Marco Maciel destaca papel da imprensa como interlocutora entre sociedade e governantes
USP debate com a sociedade o papel da universidade pública
Ivar Pavan diz que projetos sociais do Governo beneficiam a sociedade gaúcha
Papel do palhaço na sociedade é tema de encontro no Rio de Janeiro