Pavan pede providências da Funai sobre conflito entre índios e fazendeiros no oeste catarinense



O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) fez apelo nesta segunda-feira (16) para que o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, tome providências urgentes para acabar com o conflito entre índios e fazendeiros no oeste Catarinense. Se isso não for feito, alertou, "haverá mais luta e isso resultará em desgraça para o país, e principalmente para os que trabalham tanto para produzir, gerar empregos e sustentar suas famílias, que são os agricultores".

De acordo com Pavan, no município de Abelardo Luz, no oeste catarinense, está ocorrendo neste momento conflito muito grave entre índios e fazendeiros, inclusive com luta corporal e assassinatos. Ele disse ter recebido apelos da comunidade local e da secretaria de estado da Articulação Nacional para que o governo federal intervenha no município onde existem várias pessoas seqüestradas ou detidas pelos índios.

- O conflito é grave e desesperador e precisamos de interferência urgente do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do governo federal para que não venhamos a ter novas tragédias - alertou.



16/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede providências para o conflito entre garimpeiros e índios Cinta-Larga

Conflito entre índios e fazendeiros leva parlamentares ao Mato Grosso do Sul

Governo vai intervir em conflito entre indígenas e fazendeiros em MS

Covatti pede mais segurança para área de conflito entre índios e agricultores

Ideli relata providências da Funai para conflito em Santa Catarina

Duplicação da BR-262 está entre as reivindicações do oeste catarinense, informa Casildo