Pavan ressalta importância do PIC para o Estado



Durante a audiência do Fórum Democrático das Desigualdades Regionais, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 30/11 em Erechim, o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT) disse que se a oposição está interessada em um desenvolvimento mais equilibrado no Estado, deve aprovar o Programa de Incentivo ao Crescimento, protocolado nesta semana pelo Executivo. "O PIC visa diminuir as desigualdades regionais e estabelecer benefícios para os setores com grande potencial de geração de emprego, como a cultura do arroz na metade sul e a suinocultura na metade norte".

O líder do governo ressaltou que é a terceira vez que o governo tenta aprovar a redistribuição de impostos para estimular o fortalecimento das cadeias produtivas tradicionais de nossa economia, gerando emprego e renda e consolidando o mercado interno e as vocações regionais. "Sempre esbarramos na intransigência da oposição que insiste em resumir esta proposta a uma redução de impostos, sem analisar os benefícios que tal medida trará à economia gaúcha", assinalou.

Ivar disse que quando o poder público faz a sua parte, a sociedade responde de forma positiva. "Um exemplo é o que vem acontecendo na agricultura. Bastou parar de gastar dinheiro público com as multinacionais, concentrando incentivos na agricultura e nas micros e pequenas empresas, para o Rio Grande do Sul obter a maior safra de grãos, o menor índice de desemprego do país, o segundo estado em exportação e o que mais cresce no Brasil", comentou ele, salientando, porém, que não se trata de uma opinião sua, mas de dados oficiais.

Sobre as diferenças constatadas entre a metade sul e a metade norte, o deputado argumenta que não basta injetar dinheiro no sul para garantir o desenvolvimento. "O latifúndio predominante na metade sul sempre foi um entrave para o desenvolvimento daquela região. No norte a terra é melhor distribuída e se a estrutura fundiária do sul não for alterada, a região vai continuar reclamando e tendo sua população empobrecida, mesmo recendo recursos financeiros.

O deputado citou algumas políticas do governo estadual que são ferramentas de desenvolvimento, como o salário mínimo regional, a reforma agrária, a família cidadã, o Programa Primeiro Emprego e o apoio à micro e pequenas empresas. "Todos buscamos a inclusão da cidadania no mercado de trabalho e no mercado consumidor, desconcentrando renda e consolidando o projeto de desenvolvimento", arrematou enfático.


11/30/2001


Artigos Relacionados


(Flash) - Alckmin ressalta a importância da Esalq para o progresso do Estado de São Paulo

Alckmin ressalta importância do empreendedorismo para o país

Mão Santa ressalta importância do Senado para a democracia

Mozarildo ressalta importância do financiamento para a agroindústria

Dilma ressalta a importância da Copa do Mundo para o Brasil

Tião Viana ressalta importância da Marinha para a Amazônia