Mão Santa ressalta importância do Senado para a democracia



O senador Mão Santa (PMDB-PI) voltou a defender o Senado Federal nesta quinta-feira (11) ressaltando o seu papel institucional de equilíbrio de forças, serenidade e sabedoria. Ele comparou o Senado ao evento bíblico em que Moisés, desesperado com o desvario do seu povo adorando um bezerro de ouro, ouviu a voz de Deus aconselhando-o a procurar os mais velhos e sábios para ajudá-lo na condução do povo judeu.

- Esta Casa não fechou na ditadura e, agora, estão falando em acabar com o Senado. Sem esta casa, acabou a democracia. Esse é o modelo de Chávez e de Fidel - afirmou.

Mão Santa lembrou a declaração de Petrônio Portella, então presidente do Senado quando os militares cercaram o Congresso com canhões: "Este é o dia mais triste da minha vida". O senador disse que a autoridade de um presidente do Senado é moral e que após ouvirem Petrônio, os militares foram refletir, os canhões pararam, os soldados recuaram e o Congresso foi reaberto.

- A autoridade não pode ser suspeita - assinalou.

O senador lembrou também que Getúlio Vargas construiu todas as estruturas institucionais e legais, preparando o Brasil para a democracia. Mão Santa sugeriu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a leitura dos dois volumes dos Diários de Getúlio Vargas, apesar de saber que "Lula não gosta de ler e preferir assistir novelas de tevê".

Mão Santa ainda leu dois e-mails que recebeu em seu gabinete. O primeiro foi enviado por Maria Estela Kubitschek Lopes, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que agradeceu ao senador pelo discurso proferido quarta-feira (10) lembrando a história de JK e destacando a importância da educação para o Brasil. O outro e-mail foi enviado pelo professor pernambucano João Carlos de Oliveira, que lamentou o fato de o presidente Lula ter afirmado que não gosta de leitura.



11/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa assinala importância do Senado para a democracia e cumprimenta Sarney pelos 80 anos

Ricardo Ferraço ressalta a importância da liberdade de imprensa para a democracia

Mozarildo ressalta importância do advogado na defesa da democracia

Mão Santa destaca importância dos vereadores para a democracia

Mão Santa destaca importância da alternância do poder na democracia

Mão Santa ressalta importância da experiência dos mais velhos