PEC fixa prazo para que presidente indique ministros do Judiciário
É o presidente da República quem indica os ministros do Supremo Tribunal Federal e os dos tribunais superiores, além de outras autoridades do Judiciário. O trecho da Constituição que determina essa competência (artigo 84), no entanto, não fixa um prazo para que a vaga seja preenchida, e na prática essa substituição pode levar meses. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pretende delimitar esse prazo em 20 dias. Ela anunciou que apresentará uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nesse sentido e já busca as assinaturas necessárias (de pelo menos 27 senadores).
Marisa disse que a ideia de apresentar a proposta surgiu devido à demora do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em indicar um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal. A corte deveria ter 11 ministros, mas uma das cadeiras está vaga desde agosto do ano passado, quando Eros Grau se aposentou. Somente nesta semana a presidente Dilma Rousseff oficializou a indicação de Luiz Fux - e essa nomeação ainda tem de ser aprovada pelo Senado.
A senadora argumenta que colegiados como o do Supremo são compostos por números ímpares de ministros justamente para evitar impasses em casos polêmicos (ou seja, para que não haja empate nas votações, como foi o caso do julgamento sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa). Ela lembra que o vice-presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto, teria dito que "esses seis meses de desfalque [com a vaga deixada por Eros Grau] evidenciaram o risco e foram um aprendizado para todos". E também recorda que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) havia solicitado rapidez na indicação do novo ministro daquela corte.
- Mas Lula esperou o fim das eleições e deixou a decisão para sua sucessora, prejudicando as atividades do Supremo - criticou Marisa.
Veja a íntegra da proposta para a qual Marisa Serrano busca assinaturas.
03/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casagrande pede que PMDB indique presidente que una o Senado
Proposta orçamentária fixa reajuste em 5% para carreiras do Judiciário, reforça Consultoria do Orçamento
CAE APRECIA PROJETO QUE FIXA PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DO IR
CAE APRECIA PROJETO QUE FIXA PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DO IR
CAE APRECIA PROJETO QUE FIXA PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DO IR
Governo adia prazo para universalização de telefonia fixa