Pedido da Amazon prejudica interesses de oito países, diz Vanessa Grazziotin
Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) rechaçou iniciativa da empresa varejista Amazon, que ingressou com pedido em órgão internacional em que requer o uso exclusivo de domínios com o nome "amazon".
Vanessa disse que o pedido contraria o interesse dos oito países que compõem o bioma amazônico (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), que ficarão impedidos de usar o termo "amazon" na internet caso o pedido da empresa norte americana seja aceito pela Corporação da Internet para Designação de Nomes e Números (Icann, em inglês).
A decisão sai em julho, disse Vanessa, para quem “o Icann não pode acatar o interesse de uma empresa privada, passando por cima do interesse de oito países”. Nesta sexta-feira (24), a senadora participará de reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil para debater o assunto.
Na semana passada, o Senado também aprovou requerimento de Vanessa para que o tema seja debatido em audiência pública, em data a ser marcada, com a presença de autoridades da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Itamaraty, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e representante da Icann no Brasil.
Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) associou-se ao pronunciamento de Vanessa e disse que "Amazônia" é o segundo nome mais lembrado do mundo, dada a importância da preservação ambiental nos dias atuais e a cobiça internacional pelas riquezas da região.
- Já levaram no passado e depois devolveram a marca ‘açaí’ e ‘cupuaçu’. Agora é o nome da Amazônia – lamentou.
23/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vanessa Grazziotin parabeniza Amazon Sat por acordo de cooperação com a ONU
Vanessa Grazziotin volta a defender uso público do domínio amazon
Vanessa Grazziotin pede apoio para impedir registro de domínio exclusivo da Amazon na internet
Vanessa Grazziotin diz que bancada do Amazonas está unida para defender interesses do estado
Vanessa Grazziotin registra vitória de governos de países amazônicos
Vanessa Grazziotin: Países têm responsabilidades diferentes quanto ao desenvolvimento sustentável