Pedro Piva presta homenagem a governo de Fernando Henrique



Na condição de "amigo e admirador" do presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Pedro Piva (PSDB-SP) rebateu em Plenário, nesta quinta-feira (dia 9), algumas críticas dirigidas ao governo. Piva disse ter-se sentido no dever de prestar uma homenagem às realizações desse "grande homem público e estadista, que abriu um novo capítulo na história do Brasil ao conquistar a estabilidade econômica e superar o fantasma inflacionário".

Segundo Piva, essa reflexão sobre os novos rumos do desenvolvimento brasileiro surge na esteira da celebração dos sete anos de criação do Plano Real. Ao conduzir essa plataforma econômica, o governo revelou capacidade de reunir um conjunto coerente de políticas públicas, notabilizadas por aliar responsabilidade fiscal e social, na opinião do senador.

Apesar dos "méritos" creditados ao atual governo, notadamente nas áreas de educação e saúde, o senador paulista afirmou que Fernando Henrique está sendo vítima de peculiaridades do regime presidencialista, que canaliza tanto elogios como críticas à figura do chefe de Estado. Piva disse considerar "salutar e positivo" o exercício da crítica, afirmando que o governo sempre as recebeu com "abertura de espírito", mas protestou contra o fato de elas serem feitas de forma "enviesada e unilateral".

- O que é inaceitável é que a insatisfação popular, legítima, se transforme em ocasião para arroubos de demagogia populista - declarou. Se os fatos forem observados sem "filtros ideológicos", Pedro Piva diz que se descortina "um país plenamente democrático, com um Congresso forte, uma imprensa livre e uma sociedade civil atuante".

Em apartes, os senadores peemedebistas Pedro Simon (RS) e Roberto Requião (PR) felicitaram Piva pela "coragem" de defender o governo. "Estava na hora de alguém da base do governo defendê-lo", comentou Simon. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) também louvou a iniciativa e apelou para que "outros correligionários tenham a coragem de mostrar as coisas boas do governo". Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reconheceu o mérito do governo em reduzir a inflação, mas o acusou de ter falhado na melhoria dos índices de distribuição de renda.

09/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADORES APÓIAM HOMENAGEM .DE PEDRO PIVA A ADIB JATENE

Cristovam presta homenagem a Fernando Lyra

Fernando Henrique defende renovação política em homenagem ao Plano Real

Suplicy se soma a homenagem do PSDB ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE PARTICIPA DA MISSA EM HOMENAGEM A LUÍS EDUARDO

Luiz Henrique presta homenagem a Paulo Vanzolini e a Saulo Ramos