Pedro Simon aplaude viagens internacionais de Lula
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) aplaudiu nesta sexta-feira (5), em Plenário, as viagens feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África e ao Oriente Médio, por entender que é possível estabelecer uma cooperação rica entre o Mercosul e essas regiões, delineando uma segunda força política no mundo.
Segundo Simon, o Brasil não tem pretensão imperialista na América do Sul. Ao contrário, afirmou, o objetivo é fortalecer o Mercosul, aliá-lo aos Pacto Andino e formar uma força continental que possa fazer bons negócios com o Oriente Médio e a África.
Ele lembrou a solidariedade incondicional que o Brasil teve com a Argentina em sua recente crise, conclamando o sistema financeiro internacional a socorrer o governo argentino. Simon destacou, ainda, que Lula fez questão de levar o ex-presidente argentino Eduardo Duhalde com ele, ao Oriente Médio, na qualidade de presidente do Mercosul.
- Numa próxima etapa, Lula deverá visitar a Índia, a China e a Rússia, países de grande porte que poderão se desenvolver, como o Brasil, no século XXI - observou.
Para Simon, o Brasil, com suas terras agricultáveis de grande extensão e suas reservas imensas de água potável, está destinado a ser uma grande potência, assim como esses países de grande porte. Portanto, observou, nada mais natural que o Brasil procure sedimentar uma aliança com eles.
05/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pedro Simon: PMDB deve apoiar o governo Lula, mas sem ocupar cargos
Pedro Simon pede explicações a Lula sobre usina de Belo Monte
Pedro Simon ressalta lealdade de José Alencar a Lula e diz que ele foi fiador do governo
Pedro Simon pede ao vice José Alencar que convença Lula a manter fiscalização do TCU intacta
Gastos com viagens internacionais cresceram 47,1% em março, diz BC
Gastos de brasileiros com viagens internacionais crescem 67% no ano