Pedro Simon: PMDB deve apoiar o governo Lula, mas sem ocupar cargos



No momento em que o PMDB se prepara para discutir sua permanência no governo Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defende a manutenção do apoio do partido à governabilidade, mas sem ocupar cargos na gestão petista. Membros da executiva nacional do partido reúnem-se, na quarta-feira (10), para debater a questão com sua bancada no Congresso.

- O grande papel do PMDB é de independência crítica, de ser a consciência crítica da nação - declarou.

Ao mesmo tempo em que elogiou a atuação dos peemedebistas Amir Lando e Eunício Oliveira, atuais ministros da Previdência Social e das Comunicações, respectivamente, Simon atestou que seu partido tem sido excluído na definição das diretrizes do governo Lula.

- Se é para ter ministros sem representatividade e que não têm nada a ver com as decisões do governo, participar, cá entre nós, é apenas para ter cargos - concluiu.

Mas o desprestígio experimentado pelo PMDB no atual governo não deveria, na opinião de Simon, levá-lo a migrar para a oposição.

- Se o partido entrar na oposição, cria uma maioria tão grande que pode impor a ingovernabilidade - alertou.

O parlamentar considerou ainda a necessidade de seu partido refletir com profundidade a respeito de sua linha programática, já que sua inclinação, na história política mais recente, a buscar cargos e favores junto ao governo teria resultado na perda de respeito e credibilidade da sociedade.

Simon também não poupou críticas à postura do PT no governo federal e nas eleições municipais de 2004. Em vez de buscar o apoio dos parlamentares em troca de cargos e favores, o senador peemedebista diz que a base governista deveria fazer acordo com as lideranças partidárias para votar apenas boas propostas para o país. Quanto ao papel do partido na última campanha eleitoral, sustentou que não deixou nada a dever à Arena (Aliança Nacional Renovadora).

- O PT precisa ter cuidado, pois o maior patrimônio que tem é o ético - assinalou.

Ainda na ocasião, Pedro Simon elogiou a eleição do ex-senador José Fogaça para prefeito de Porto Alegre, comentário respaldado pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). Ele também elogiou a indicação do vice-presidenrte da República José Alencar para ministro da Defesa.

- Tenho certeza que o presidente Lula encontrou o homem exato para fazer o diálogo entre as Forças Armadas, o Congresso e a sociedade - disse.



08/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet: PMDB deve apoiar governo Lula em matérias de interesse nacional

Maguito diz que PMDB vai apoiar Lula

Pedro Simon ressalta lealdade de José Alencar a Lula e diz que ele foi fiador do governo

Sarney diz que PMDB não pode deixar de apoiar o presidente Lula

PMDB troca Pedro Simon por Valdir Raupp na CCJ

'O PMDB não é mais corrupto que o PT ou PSDB', diz Pedro Simon