Pedro Ubirajara:CPI deve investigar em todo o país ONGs que tratam da questão indígena
Pedro Ubirajara justificou que os produtores rurais estão preocupados com a articulação que está sendo feita pelas ONGs no sentido de influenciar na alteração da legislação indígena. Ele também denunciou exageros que estão sendo cometidos na interpretação do artigo 231 da Constituição, como a requisição pelos índios das aldeias Terena da quase totalidade dos municípios de Aquidauana e Miranda, ambos no Mato Grosso do Sul.
- Os produtores rurais denunciam que se algum técnico de uma ONG encontra em uma propriedade osso supostamente de índio, arvora-se no direito de expulsar o proprietário, reivindicando aquela propriedade como sendo terra indígena - afirmou Pedro Ubirajara.
O senador pelo Mato Grosso do Sul também manifestou sua preocupação com a crescente violência decorrente da disputa por terras. Ele registrou que recentemente o prefeito do município sul-matogrossense de Antônio João, Dácio Queiroz, ficou refém de índios Guarani-Caiuás por mais de 40 horas, enquanto o fotógrafo que o acompanhava era espancado. Os índios, segundo o parlamentar, reivindicam parte da fazenda Froteira, de propriedade do prefeito.
- Depois de convivermos com a ameaça do apagão pela falta de energia elétrica, caso não seja encontrada uma solução para os conflitos agrários poderemos testemunhar um novo tipo de apagão no país. Desta feita, também pela omissão das autoridades, poderemos assistir a um apagão de vidas com os conflitos entre brancos e índios verificados em várias regiões do país - alertou Pedro Ubirajara.
27/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores reclamam da ação de ONGs na questão indígena
TCU decide investigar hospitais universitários de todo País
Randolfe: CPI tem de investigar ação da Delta em todo o país
Ministério anuncia a criação de pontos de cultura indígena em todo o País
CPI mista vai investigar casos de violência contra a mulher em todo o País
Pedro Ubirajara homenageia maçons