Peixe-boi resgatado em Iranduba recebe cuidados no Instituto de Pesquisa da Amazônia
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) recebeu mais um filhote de peixe-boi. A fêmea de aproximadamente dois anos foi resgatada no município de Iranduba a 25 km de Manaus, na bacia do Rio Ariaú, pela guarda municipal e levada ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisa Amazônia (Inpa) para receber cuidados necessários.
O animal, de 1,65 cm de comprimento, foi encontrado enrolado em uma rede de pesca por uma moradora da comunidade do Jacarezinho, que acionou a guarda municipal de Iranduba. Os policiais levaram o peixe-boi para um açude, nas proximidades do lago do Limão, pertencente ao agricultor Roberto Backman, e entraram em contato com o Batalhão de Polícia Ambiental do Amazonas que fez o traslado para Manaus.
Segundo o veterinário do LMA, Anselmo d’Affonseca, o filhote ficará no instituto por pelo menos um mês para avaliação médica. “Esse tempo serve para nós vermos se o animal está se alimentando bem, ganhando peso e está saudável para voltar ao seu habitat, para isso, serão feitos exames de sangue, urina e biometria”, explica.
Fonte:
Inpa
04/11/2010 12:10
Artigos Relacionados
Inpa recebe filhote de peixe-boi resgatado no Amazonas
Peixe-boi será tema de palestra em Iranduba (AM)
Filhote de peixe-boi é resgatado na divisa do Amazonas com o Acre
Instituto Mamirauá seleciona bolsista para pesquisa na Amazônia
Fapesp recebe visita do principal instituto de pesquisa da França
Ciência e Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas recebe prêmio por pesquisa de alumínio