Pela 1ª vez no Brasil, Inpe grava imagens de raios em alta resolução e coloridas



Câmeras de alta velocidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) gravaram, pela primeira vez no Brasil, imagens de raios em alta resolução e coloridas através de câmeras de alta velocidade. Até então, não haviam sido registradas no Brasil imagens com uma resolução tão alta e nem em cores. Segundo o instituto, a partir dessas imagens, será possível estudar melhor o impacto dos raios nos objetos atingidos no solo. 

“Hoje sabemos que os prejuízos materiais chegam a aproximadamente um bilhão de reais em todo o País, anualmente, e em um cenário de aumento do número de raios a tendência é que os prejuízos também aumentem, assim como o risco de mortes e ferimentos devido a raios. O diferencial deste estudo com câmeras rápidas e de alta resolução é poder avaliar com detalhes o impacto dos raios sobre os objetos que eles atingem no solo”, disse Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat)/ Inpe, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Inpe é pioneiro nesta área.

O registro faz parte do projeto temático "Impacto das mudanças climáticas sobre a incidência de descargas atmosféricas no Brasil". O principal diferencial destas imagens, do ponto de vista científico, é a precisão de detalhes que podem ser observados devido à alta resolução. As câmeras são capazes de registrar até dois mil quadros por segundo com resolução de 1.280 por 720 pixels.

 “Os estudos estão avançando e novas descobertas sobre as características dos raios, que são diferentes em cada região, contribuirão de forma significativa para a prevenção e proteção”, comentou o pesquisador Marcelo Saba, do Elat/Inpe.

As novas câmeras, inicialmente instaladas em São José dos Campos (SP), também serão deslocadas para outras regiões. A partir desta terça-feira (23) uma operação levará as câmeras para observações no Rio de Janeiro. As gravações de imagens com câmeras rápidas serão utilizadas no inédito filme-documentário sobre raios no Brasil, que será lançado no verão de 2012. O filme “Fragmentos de Paixão – Que Raio de História” será realizado sob a coordenação do Elat e mostrará os raios na trajetória da história do Brasil.

 

Fonte:
Inpe



23/02/2011 16:24


Artigos Relacionados


Inpe lança primeiro concurso de fotos e vídeos de raios no Brasil

Inpe registra 89 mortes por raios em 2010

Inpe divulga novo ranking de incidência de raios

Curso do Inpe vai ensinar jornalistas a analisarem imagens de satélite

Inpe passa a compor consórcio que fornece imagens de satélites em catástrofes

Inpe apresenta produtos gratuitos e tecnologias de imagens de satélite em Curitiba