Perillo defende PEC que proíbe cobrança de impostos sobre a poupança
Matéria retificada às 18h44
O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) defendeu da tribuna, nesta terça-feira (6), a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 40/09) de sua autoria, que proíbe a cobrança de impostos sobre a caderneta de poupança. Ele voltou a protestar contra o anúncio de que o governo pretende taxar as poupanças com depósitos acima de R$ 50 mil. Ele classificou a medida como um "petardo contra os poupadores" e assinalou que optam por essa modalidade de investimento aqueles que abrem mão de ganhos mais favoráveis em favor da segurança e do futuro dos filhos.
Perillo classificou a medida anunciada pelo governo como "uma irresponsabilidade" e lembrou a forma arbitrária como foi feito o confisco da poupança e das contas correntes "há alguns anos", coincidentemente na cifra exata de 50 mil. O senador disse que muitos poupadores tradicionais já estão planejando comprar bens para evitar o confisco da poupança pelo governo.
- Na verdade, o governo, ao taxar a poupança, quer punir a classe média, colocar sobre este segmento da sociedade mais um fardo tributário. Para que? Para financiar o aparelhamento político do estado - afirmou.
Para o senador, o governo devia ter tirado alguma lição da desoneração tributária de vários produtos, adotada para amenizar os efeitos da crise econômica e percebido que "o caminho para estimular a economia e promover o crescimento sustentável é o da redução da carga tributária".
Perillo ressaltou, ainda, o tempo de existência da poupança no Brasil e a diferença entre o especulador e o poupador assíduo.
- Mexer na poupança pode ser um verdadeiro tiro pela culatra, sobretudo quando se considera os possíveis efeitos no inconsciente coletivo que registrará as mudanças como um abalo sísmico de alta intensidade na mais tradicional forma de investimento do país - alertou.
06/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ aprova fim de cobrança de impostos sobre medicamentos
Para Dornelles, em vez taxar poupança, governo deveria reduzir impostos sobre fundos de renda fixa
Papaléo analisa artigo sobre aumento na cobrança de impostos
Perillo diz que Goiás vai quebrar se cobrança do ICMS de importações mudar
AGU suspende cobrança indevida de impostos ao DNIT
PEC proíbe cobrança de emissão de 2ª via de documento roubado