Perillo: "Infra-estrutura deve ser tratada como questão de Estado"
Durante a cerimônia de abertura do 1º simpósio Desafios para um País Emergente: Infra-Estrutura e Logística no Brasil, nesta quarta-feira (26), o presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), senador Marconi Perillo (PSDB-GO), afirmou que o evento será uma oportunidade única para discutir e analisar o Brasil em uma perspectiva de médio e longo prazo.
Perillo lembrou que o objetivo do encontro, que prossegue nesta quinta-feira (27), é propiciar debates e questionamentos capazes de permitir o estabelecimento de diretrizes para a infra-estrutura, "que deve ser tratada no país não como questão de governo, mas como questão de Estado".
- Entendemos que, ou começamos a ver o Brasil para além das convicções políticas e partidárias e traçamos planos de longo prazo para cenários daqui a cinqüenta anos, ou estaremos condenados ao exercício permanente de correr atrás do prejuízo, como a falta de infra-estrutura, que é efeito da falta de planejamento estratégico - analisou o senador.
Neste primeiro dia, o evento, que é uma iniciativa da CI, abordará os temas Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental e Hidrovia e Transporte e Logística. Na quinta-feira, serão debatidos os assuntos Energia, Fontes Renováveis e Etanol, Gestão Pública, Orçamento e Investimentos Públicos e Privados, Marcos Regulatórios e Infra-Estrutura Aeroviária e Telecomunicações e Desenvolvimento Tecnológico.
Os debates deverão contar com a presença de autoridades do setor público e representantes da iniciativa privada. Entre os convidados, estão os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento; de Minas e Energia, Edison Lobão; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; e das Comunicações, Hélio Costa.
Da Redação / Agência Senado
26/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo diz que educação deve ser tratada como política de estado
Eduardo diz que questão amazônica não pode ser tratada como problema regional
Marconi Perillo aponta incapacidade da infra-estrutura de transportes de atender a demanda
Cristovam diz que a educação deve ser tratada como um processo
Para Alvaro Dias, infraestrutura deve ser tratada como desafio estratégico
INFRA-ESTRUTURA VOTA PERMISSÃO PARA USO DE GÁS COMO COMBUSTÍVEL